Convidados Internacionais

Anne Holand

Anne Holand

Austrália

Dra Anne é fisioterapeuta, professora de Fisioterapia na La Trobe University e na Alfred Health Clinical School, além de Fellow no Institute for Breathing and Sleep (Austrália).
Suas pesquisas investigam os benefícios da reabilitação pulmonar em novas populações, como a doença pulmonar intersticial, e novos modelos de reabilitação pulmonar, incluindo modelos em domicílio, de baixo custo, e telereabilitação.
Dra Anne tem mais de 180 publicações científicas relacionadas com doenças respiratórias crônicas e reabilitação, incluindo 13 guidelines nacionais e internacionais.

Aymeric Le Neindre

Aymeric Le Neindre

França

Dr. Aymeric é um fisioterapeuta francês, mestre e doutorando. Atualmente atua como chefe de Departamento de Fisioterapia no Hospital Forcilles (Paris, França) e colabora com o Centro de Pesquisa Clínica do Grupo Hospitalar St. Joseph (Paris, França).
Seus interesses de pesquisa clínica estão focados no ultrassom torácico (pulmões e diafragma) em cuidados intensivos, especialmente no impacto da ultrassonografia diagnóstica na tomada de decisão clínica associada à fisioterapia respiratória.
Publicou recentemente uma revisão narrativa relacionada à ultrassonografia torácica para fisioterapeutas: “Thoracic ultrasound: potential new tool for physiotherapists in respiratory management”, e está conduzindo dois ensaios clínicos na área.
Também ministrou cursos de ultrassom torácico na Europa e no WCPT Congress, na África do Sul.

 Brian K Walsh

Brian K Walsh

EUA

O Dr. Brian Walsh é certificado em Tecnologia e Terapia Respiratória e em Cuidados Respiratórios. Também é bacharel em Ciências da Saúde, com foco em Administração, e mestre em Administração de Empresas. Brian tem vasta experiência profissional nas áreas de assistência, ensino, pesquisa e gestão.

Atualmente é Diretor de Cuidados Respiratórios do Children’s Medical Center (Dallas, Texas) e Presidente da Associação Americana de Cuidados Respiratórios (AARC), na qual é membro desde 1994.

É autor de um importante livro texto (Perinatal and Pediatric Respiratory Care) e de aproximadamente 40 artigos científicos, principalmente nas áreas de ventilação mecânica, administração de aerosóis, remoção de secreções brônquicas e química das vias aéreas.

Chris Burtin

Chris Burtin

Bélgica

Dr. Chris é fisioterapeuta, com doutorado em Reabilitação Pulmonar (2012), título obtido na Universidade Católica de Leuven (Bélgica), sob a orientação dos professores Thierry Troosters e Rik Gosselink.
Atualmente trabalha como pesquisador em nível de pós-doutorado na Universidade Hasselt (Bélgica), sob supervisão do Prof. Martijn Spruit.
Dr. Chris é (co)autor de 40 publicações internacionais no campo da fisioterapia respiratória e é representante dos fisioterapeutas respiratórios na Belgian Society of Pneumology e na European Respiratory Society.

Daniel Arellano

Daniel Arellano

Chile

Dr. Daniel é licenciado em Kinesiologia e mestre em Ciências Biomédicas, ênfase em Fisiologia, pela Universidad de Chile. Também é especialista em Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva e fellow internacional da American Association of Respiratory Care (AARC).
Atualmente tem desenvolvido pesquisa na área de Terapia Intensiva, especialmente em relação aos pacientes com SARA.

Daniel Langer

Daniel Langer

Bélgica

Dr. Daniel é fisioterapeuta, com doutorado em Ciências da Reabilitação e Fisioterapia, pela Universidade Católica de Leuven (Bélgica), sob a orientação do professor Rik Gosselink, tendo recebido bolsas para realizar pesquisas na Bélgica e Canadá.
Atualmente é Professor e pesquisador em nível de pós-doutorado na Universidade Católica de Leuven (Bélgica). Também é presidente do Grupo de Fisioterapeutas da European Respiratory Society e membro da Assembleia de Reabilitação Pultomar da American Thoracic Society, e tem participado como conferencista em eventos na Europa, Estados Unidos e Japão.
Dr. Daniel é (co)autor de cerca de 50 publicações internacionais no campo da fisioterapia respiratória, tendo recebido três prêmios internacionais por suas pesquisas.

David Berlowitz

David Berlowitz

Austrália

Dr David Berlowitz é fisioterapeuta do Serviço de Apoio Respiratório Vitoriano e coordena a cátedra de Fisioterapia da Universidade de Melbourne em Austin Health. Concluiu seu doutorado em 2004, quando descobriu que a lesão aguda da coluna cervical resulta em apneia obstrutiva do sono aguda e severa. Atualmente lidera uma equipe internacional de pesquisadores e estudantes que investigam as causas e tratamentos das alterações do sono e da respiração em doenças neuromusculares, especialmente na lesão da medula espinhal e na doença do neurônio motor.
Dr David publicou mais de 80 artigos e atraiu mais de US$ 10 milhões em financiamento para pesquisa.
No campo da pesquisa, também tem interesse no gerenciamento de doenças crônicas, desenvolvimento de registro e avaliação de programas.

Dominique Hansen

Dominique Hansen

Bélgica

Dr. Dominique Hansen é professor de Reabilitação e Fisiologia do Exercício na Hasselt University (Bélgica), coordenador científico do Heart Center Hasselt (Hospital de Jessa) e membro da European Society of Cardiology. Ele também é membro eleito do Núcleo de Reabilitação Cardíaca da European Association of Prevetive Cardiology (EAPC) e coordena o projeto da ferramenta EXPERT de prescrição de exercícios. Dr. Hansen é (co)autor de mais de 80 artigos científicos e recebeu seis prêmios (inter)nacionais relacionados às suas pesquisas.

Hallie Lenker

Hallie Lenker

EUA

Dra. Hallie Lenker é fisioterapeuta pediátrica do Johns Hopkins Children’s Center, onde também é coordenadora da equipe de fisioterapia.

Tem certificação de treinamento e reabilitação de sobrevivência (STAR/C) e doutorado em Fisioterapia pela Arcadia University. Na defesa de sua tese foi premiada em reconhecimento à excelência no delineamento, execução e apresentação de pesquisa.

Martín Jesús Manago

Martín Jesús Manago

Argentina

Dr. Martín Jesús Managó é Doutor em Ciências Biomédicas (Instituto Universitário do Hospital Italiano de Rosario), diretor na Argentina do Conselho Latino-Americano de Certificação Profissional em Terapia Respiratória (CLCPTR), diretor na Argentina da Sociedade Latino-Americana de Cuidados Respiratórios (SOLACUR) e coordenador do curso de especialização em Kinesiologia Cardiorrespiratória (Instituto Universitário do Grande Rosário).

Rodrigo Sebastián Adasme Jeria

Rodrigo Sebastián Adasme Jeria

Chile

Dr. Rodrigo Adasme é fisioterapeuta, terapeuta respiratório (RRT) certificado, instrutor de PALS e especialista em neonatologia e pediatria pela American Association of Respiratory Care (AARC).
Também é especialista em Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, e mestre em Epidemiologia.
Atualmente é coordenador da equipe de Cuidados Respiratórios do Hospital Clínico Christus da Universidad Católica de Chile.

Robert M. Kacmarek

Robert M. Kacmarek

EUA

Dr. Robert Kacmarek é terapeuta respiratório (RRT), Professor de Anestesiologia na Harvard Medical School e Diretor de Cuidados Respiratórios no Hospital Geral de Massachusetts.
Publicou 19 livros e mais de 175 artigos originais e 200 capítulos de livros na área de cuidados respiratórios em pacientes críticos.

Tim Takken

Tim Takken

Holanda

Dr. Tim Takken é fisiologista médico e professor associado em pediatria no Wilhemina Children’s Hospital do Centro Médico da Universidade de Utrecht, na Holanda.

Tem interesse especial na fisiologia clínica do exercício em crianças e adolescentes e já organizou várias reuniões internacionais em Utrecht, incluindo o Workshop Europeu sobre Teste Clínicos de Exercício em Pediatria e a 29ª Reunião de Fisiologia do Trabalho Pediátrico.

Atualmente é diretor do Laboratório de Teste de Exercícios Clínicos em Utrecht. Além disso, ele é presidente do capítulo holandês da CPX International.

Dr. Takken publicou mais de 200 artigos científicos e é autor de quatro livros.

Realização

Secretaria Executiva

Agência Oficial de Viagens

Patrocinador Diamante

Patrocínio

Apoio Institucional